segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Nesse final de semana aconteceu a maior corrida de resistência do kart nacional.




11 horas de corrida das 500 Milhas da Granja Viana, realizada nesse sábado (15), no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).

As 500 Milhas da Granja, um Kartódromo de altíssimo nível, e vários traçados. Foi escolhido o traçado de maior velocidade e extensão.

No sábado estava um dia ensolarado, muito quente, e digno para o tamanho do evento. Que teve inicio com uma bateria, das feras e estrelas do kartismo cadete, logo após a esta bateria, que muito orgulha a nos que adoramos esportes a motor, uma bateria de para-kartistas, com os seus devidos equipamentos preparados lá foram eles, uma disputa acirradissima até a ultima volta, parabéns aos idealizadores, e ao patrocinador a Refrigerantes Dolly.

Em uma corrida atípica, estavam lá as grandes feras do automobilismo e kartismo nacional, e mundial, para fazerem uma bateria usando os mesmo equipamentos dos para-kartistas. Foi muito engraçado a cara de vários participantes, é de costume sentar no kart, e logo se colocar os pés no acelerador e freio, e nesse equipamento esse local e vago, pois os controles ficam juntos ao volante. Mas como lá o que não tinha era principiante, acabaram por se dar bem, com uma vitória de Tony Kanaan.

Partimos então a contagem regressiva para evento principal, todos os mecânicos já tratando do abastecimento e levando seus equipamentos para o alinhamento, coisa bonita de se ver, 64 karts todos devidamente carenados alinhados conforme a colocação na tomada de tempo. Com a largada típica de Lê Mans, onde os pilotos ficam de um lado da pista e kart do outro, quando a largada é dada os pilotos correm para os seus karts (que os mecânicos já deixaram funcionando).

A equipe com dois karts do maior vencedor do evento ganhou oito vezes dos doze eventos, a equipe de Rubens Barrichello, largou na pole, conseguida na sexta por Tony Kanaan, perguntei ai Rubens qual o segredo de tanto sucesso:

“È não inventar nada, guiar no limite, estipular um tempo para que não canse em demasia ninguém, e aproveitar e abastecer o kart nessas trocas”.

Já na equipe do Felipe Massa as coisas já não começaram bem, o kart que na sexta feira já não permitiu que ele fizesse todo o treino ficando apenas na 12ª colocação, precisava de muita raça, e essa foi à palavra da Massa Blausiegel Team durante 11 horas de corrida das 500 Milhas da Granja Viana. Após altos e baixos durante a prova, a equipe formada pelo piloto da Fórmula-1 Felipe Massa, seu irmão Dudu Massa, Xandinho Negrão, Felipe Lapenna, Felipe Apezzatto e Victor Guerin, conseguiu uma ótima recuperação e terminou em terceiro lugar.

Felipe Massa largou em 12º com o kart 19 e por duas horas comandou como ninguém, e quando passou o volante ao outro companheiro estava na 4ª posição, mas foi com o 91, que largou em 32º, que garantiu acesso ao pódio à Massa Blausiegel Team.

“Passamos a prova toda tendo que recuperar o prejuízo da primeira parte, quando o motor não estava rendendo. Mais tarde, no kart 91, passamos a andar no ritmo do pessoal da frente", resignou-se Massa.

Se o motor não correspondeu, Massa aprovou a introdução dos 15 minutos de parada obrigatória.

"Foi uma ótima idéia que explica porque o número de abandonos foi pequeno" - observou o astro da Ferrari, que também viu outro aspecto positivo na edição deste ano. "O nível dos pilotos esteve mais elevado."

Nas últimas horas, Felipe Massa preferiu deixar a pilotagem por conta dos companheiros e assistir ao que se passava na pista da sacada dos boxes da equipe. "O Felipe sempre nos apóia muito e no final da prova, ao vê-lo torcendo muito por nós, foi um incentivo e uma responsabilidade ainda maior para fechar a corrida", comentou Lapenna.

Dudu Massa também saiu muito satisfeito. “Foi um ótimo resultado. Largamos em 32º, tivemos vários problemas durante a corrida e, ainda, conseguimos ir ao pódio. Foi muito legal", comentou.

A Massa Blausiegel Team foi a quarta a cruzar a linha de chegada, mas os comissários desportivos desclassificaram a Oi-Piquet, comandada por Sérgio Jimenez, que não atingiu o peso o peso mínimo de 200 kilos, por uma irregularidade e o time de Felipe Massa, acabou com a terceira posição.

E contamos com a presença também da equipe estreante a Webmotors, BECAR Automóveis, do piloto Beto Cavaleiro, que andou de varias modalidades entre elas Velocidade na Terra, Paulista de Marcas, Stock Junior, e agora debutando nas 500 milhas onde andou ao lado de feras como, Felipe Giaffone, Marcelo Munhoz, Rodrigo Barone, Leonardo Medrado, Tarso Marques, Luciano Burti. Parabéns Beto.

1º) 72 Barrichello (SP), 644 voltas.

2º) 74 Henkel/Loctite (SP), a 3 voltas.

3º) 91 Massa Blausiegel Team (SP), a 3 voltas.

4º) 07 Win Brazil (SP), a 6 voltas.

5º) 35 CKS Carioca Kart Sport (SP), a 11 voltas

A equipe de Rubens Barrichello cruzou a linha de chegada em exatos 10h53 min






All Racing Divulgação e Assessoria
www.allracing.com.br
beatrizprumelo@hotmail.com
fones ( 11 ) - ( 2836 - 6299 ) ( 8180 - 3055 ) ( 7987 - 0616 ) ( 7987 - 0617 )

Nenhum comentário: